sábado, 15 de dezembro de 2007

BTT Triple Guimarei: Passeio, Nocturno, Jantar.

Pegamos ao serviço cerca das 15:45 já com os Cibiés montados nas garinas (aka biclas) e mais uma vez rolámos nos excelentes trilhos de Guimarei, rumando a Sul para mais uma volta em redor de Vilar de Luz.

Pelas 17:30 foi tempo de se dar à luz (salvo seja, a dar que seja ao Dragom) e os trilhos ganharam uma nova dimensão (escura) quando iluminados pelas nossas potentes lanternas (já vi procissões de velas com mais luz...), ora pelas frias leds ora pelos quentes halogéneos (poética esta parte...), mas o que importa é que iluminavam algum caminho, se bem que os fotões, por vezes, não conseguissem acompanhar a biolência da nossa pedalada.

O passeio terminou pelas 18:15 com 24 kms percorridos em 2h27m e 500m acumulado, o que foi suficiente para abrir (e muito) o apetite. Seguiu-se rápido banho e... abram alas para o cabrito - esperemos que não se chamasse Noddy porque não sobrou nada dele - na tasquinha do Rodrigo, típico restaurante regional.

Durante o jantar - para que conste na Acta Kaunssadaapartida nº 1 - foi decidido participar mais uma vez na Maratona de Portalegre (3 Maio 2008), a qual requer inscrição atempada em Janeiro, de preferência no dia 1, o qual será o Primeiro Gesto Oficial Kaunssado do Ano de 2008, após da treta das passas e gargarejar do champainhe.

Lets look 'da trailer' com música dos Frankie Goes to Hollywood, U2 e Prodigy - apreciem a paisagem, em especial na parte nocturna :-) :

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Sublime

Para apreciar, verdadeiramente inspirador...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Capital de bicicletas

Uma grande cidade que tem mais bicicletas que automóveis...?
Existe e é aqui:


Imaginem a vida destas pessoas se que cada bicicleta se transformasse num automóvel...? poluição, tráfego, stress? pois, ficava um caos parecido com o nosso actualmente...

domingo, 28 de outubro de 2007

Mais uma grande manhã BTT em Guimarei


Mais uma grande manhã de BTT no "quintal" do Guimarei.

Subida ao "planalto", passagem pela igreja (Santuário?) de Assunção, Nascente do Leça, Marco geodésico de Pilar e descida a grande velocidade por asfalto porque o arroz de marisco estava a arrefecer.

Excelentes trilhos, muito arvoredo, umas subidas e desciditas técnicas com alguma pedra, muito variado - deu para treinar de tudo um pouco.
5 estrelas.

27km // 2h08 ride// 2h56 total // acum.vertical 570m //

Fotos aqui:






Guimarei-Nascente do Leca at EveryTrail

Map created by EveryTrail:Share GPS tracks

sábado, 13 de outubro de 2007

1ª Maratona BTT-Póvoa do Varzim 48km

Editado: Video Onboard concluído
Mais uma maratona BTT, um bom percurso acessível, embora com algumas subidas hardcore, uns single tracks bestiais com uns drops e valas que não davam tempo para pensar, era saltar ou entrar neles, uma parte espectacular sem dúvida.

Partimos juntos, eu e o Nuno, primeiros quilómetros cumpridos em estrada em grande ritmo mas perdemo-nos um do outro após o engarrafamento inicial, depois fiquei na dúvida se ele já teria passado e decidi continuar no meu ritmo, poupando energias no início pois sabia das subidas que se avizinhavam, principalmente as do km 12 e km 20.

Bons abastecimentos (nunca tinha visto trouxas de ovos...), laranjas cortadas, barras energéticas e bebidas isotónicas - só parei no primeiro, pelos 25kms - reabasteci o Camelbak e arranquei para a parte restante, não contando fazer mais paragens.

Vencida a última subida do km 35, sabia que a partir de agora era percurso rolante até à meta, engatada a pedaleira grande e foi sempre a bombar em bom ritmo até à meta - o 2º abastecimento estava nos 40kms mas passei por ele a grande velocidade :-) .

mais fotos aqui.
Dados gps pormenorizados aqui.

Dist: 49,2 km // média de 13,3 km/h
Time: 3h42 (tempo oficial 3h49 - 7 minutos na fila da chegada)
desnível acumulado 833m





domingo, 7 de outubro de 2007

Por terras de Guimarei...

Este domingo fomos visitar o "quintal" do nosso amigo Vítor. E que espectáculo! Uma manhã excelente de BTT, trilhos do melhor... o "quintal" é fantástico.

Saída de Guimarei em direcção a Vilar de Luz (aeródromo), passagem pelo túnel por baixo da pista de aviação, circundamos largamente a zona e depois até Água Longa, empreendimento de Vale Pisões, Agrela e regresso por estrada por motivos de tempo - mas aquele trilho junto ao rio na ponte da Reguenga ficou-me na memória... fica para a próxima.

36kms / 3h05 / 2h39 a pedalar
desnível acumulado 610m
mais fotos aqui.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Análise ao gps Garmin Edge 305

Para quem esteja interessado neste modelo da Garmin, aqui fica uma análise simples através de alguns screenshots, do funcionamento deste gps.

domingo, 26 de agosto de 2007

BTT- Rota das Cebolas - Castêlo da Maia

Esta foi uma excelente cebolada à qual nem faltou o "molho" caído do céu, nem a fanfarra de S. Pedro como que a acordar todos bem cedo com uma trovoada à maneira.

Depois da noite chuvosa estava algo curioso para ver o estado dos trilhos do passeio para o qual me estava a equipar. Saída de casa ainda com chuva mas com perspectivas de melhorar.

A partida foi dada com ligeiro atraso mas que os trilhos que se seguiram encarregaram-se de o fazer esquecer, a chuva colocou-os "no ponto" com lama qb, embora fosse dificil em algumas subidas devido às pedras e raízes molhadas. Uns trilhos que vão ficar na memória por muito tempo, o percurso só pecou por curto, uma espécie de aperitivo de grande qualidade.

Os abastecimentos foram normais e as marcações pareceram-me boas, fiz uma parte do percurso sozinho e não tive dificuldade em seguir - claro que com um trilho gps seria mais descontraído sem andar de nariz no ar à procura das fitas.

Muitos prémios em sorteio e tive sorte ainda me calhou um! O passeio valeu bem o dinheiro da inscrição, a organização pode melhorar as entregas dos dorsais para evitar "a seca" na fila mas no global estão de parabéns pelo excelente passeio proporcionado.

Fiquei cliente e para o ano lá estarei.

Videos "Onboard" aqui:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=p4UaOeH9E8o
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=w9qlxU-ctjU


+ fotos aqui:

domingo, 12 de agosto de 2007

BTT Raid-Foto 2007

Pois claro, não podia faltar. Apesar de chegar de férias no dia anterior, este evento era imperdível, ao conjugar Bicicletas, trilhos gps e fotografia - temas muito interessantes e a combinação dos três é divertimento garantido.

A prova consiste em carregar no gps um track fornecido pela organização no dia anterior, com 24 waypoints que devem ser reconhecidos no terreno e fotografados com toda a equipa, num percurso de cerca de 40km.

Inscrevi-me na equipa Patocycles4 composta pelo Roberto, Vitor, Helder, Bruno e Fernando. A prova correu bem, sem enganos, os poucos que existiram deveram-se à velocidade e entusiasmo de "pedalagem" ao qual o gps não correspondia com a rapidez necessária na actualização do ecrã. A classificação não sabemos, cumprimos as 24 fotos em ritmo de passeio e ganhámos de certeza pois divertimo-nos à brava.

Parabéns ao BTT Matosinhos e ao "Vitor Tools Abrasar" pela organização e simpatia.

sábado, 28 de julho de 2007

Férias!

Então até já...

domingo, 8 de julho de 2007

BTT - Azenhas do Neiva

E lá fomos revisitar as Azenhas depois da extrema dureza do Luso-Galaico, pensando eu que ia ser um pequeno passeio higiénico junto ao rio… errado. Foi durinho, embora acessível e muito agradável.

A parte inicial foi calma e espectacular junto ao rio… passagem inevitável junto às praias e uns quilómetros mais à frente, começamos a subir “uma parede”. Mas valeu a pena porque lá no cimo estava o bar aberto na happy-hour, razoávelmente fornecido de pão com chouriço, laranjas, bananas e bebidas.

De barriga cheia, arrancamos para dois fantásticos single-tracks serpenteando encosta abaixo pelo meio do mato semi-cerrado. No fim das pedaladas, uma simpática lembrança em mármore, além da t-shirt..

Filme "onboard":

sábado, 5 de maio de 2007

BTT Maratona Portalegre 2007, eu e mais 4599...

Portalegre é um evento único, excelentes trilhos, um verdadeiro ambiente de festa com bicicletas em tudo quanto é canto. Ainda no dia anterior, a qualquer café/restaurante que nos desloquemos, encontramos sempre meia dúzia de bicicletas encostadas à porta e outros tantos clientes envergando os jerseys inconfundíveis deste desporto.

Para nos integrarmos ainda mais na festa decidimos ficar em campismo, no campo de futebol junto à zona da partida, beneficiando do apoio das instalações do estádio, e assim sempre se ganha uma horita de sono e uma boa economia já que toda a hotelaria se encontra esgotada num perímetro de umas boas dezenas de Kms.

Na partida podemos resumir o ambiente numa palavra: espectacular! População na rua a aplaudir, colaboração policial, helicóptero a sobrevoar o local - apenas um único senão - o engarrafamento na entrada para o 1º trilho, que nem mesmo os longos Kms iniciais a percorrer o IC contornando Portalegre e a subida inicial para a Serra de S.Mamede foram suficientes para dispersar a malta, mas a partir daí correu tudo bem até final.

Uns ilustres lá pelo meio, Laurentino Dias (Secretário de Estado do Desporto) a dar a partida, Marco Chagas a fazer algumas partes do percurso e Manuel Zeferino que participou e ficou em 9º lugar. A meia-maratona “dita” de 45 Kms acabou por ser de 55 e +7km para regressar do centro até aos automóveis e banhos perfazendo um total de 62kms.
A repetir, sem dúvida.

Filme "onboard":

domingo, 22 de abril de 2007

Maratona Luso-Galaico 90kms/2007-Esposende

Pois na hora da decisão amandei-me aos 90 kms. Aceitei o desafio, mas foi pior do que imaginava.

Ao km 32 (divisória entre os 45 e os 90) sentia-me bem, nada cansado, o Roberto estava decidido a ir aos 45km e a mim estava a saber-me a pouco começar já o regresso, eram cerca das 12:00.

Consultei o gráfico de altimetria, as grandes subidas eram "curtas", a primeira de 4km subia 260m e a segunda de 3km 167m - achei que eram possíveis, nas calmas nem que fossem a pé - o problema foi o tipo de trilho que me esperava: trialeiras com pedra e mais pedra solta, a pé já era dificil quanto mais com bicicleta - o sol das 14:00 a torrar também não ajudava - depois de muitos kms sózinho encontrei um companheiro de sofrimento, e lá fomos subindo com umas piadas para animar.

Lá passava o jipe da organização a perguntar se estava tudo bem e a animar as hostes..."o abastecimento é já ali...", às tantas lá passa uma pickup para baixo com algumas biclas e gajos lá dentro... a mente vacila entre o "tirem-me deste filme!" e o "agora vou levar isto até ao fim", ganhou a hipótese B com o argumento "temos tempo e faço esta m***rda nem que demore o dia inteiro" :-)

Chegado ao cimo do 1º grande pico (420m), abastecimento, mais umas barritas, a minha sande fantástica de mel, mais água e comecei a descer... a desgraçada da descida era outra trialeira, com mais regos e calhaus que sei lá o quê..., feita com cuidado para não dar um malho que ali não ia ser bonito pelo que devo ter polido as pastilhas dos travões na brincadeira - já não sei cansa mais subir ou descer.

E eis que começa a 2a grande subida, o mesmo filme, mais pedra, uma dureza feita a passo até ao cimo - para a próxima faço 2 vezes a de 45km :-)))

Por fim começou a grande descida para a civilização, os trilhos melhoraram mas as forças estavam nas últimas, a cada paragem tinha que fazer alongamentos com as coxas a darem alguns sinais de caimbras - encontrei umas gomas no bolso que melhoraram a situação.

O meu parceiro entretanto tinha ficado para trás pelo que estava eu a andar sózinho e a ritmo razoável há já alguns quilómetros quando perto do km 70, a minha confiança de que ia conseguir completar aquilo levou uma marretada - parti a corrente - 37 palavrões do piorio - felizmente tinha o quebra-correntes e lá comecei a tentar reparar aquela coisa - nunca o tinha feito, só fui às aulas teóricas - mas não estava a conseguir fechar o elo, até que depois de mais de 1/2 hora naquela história aparece o meu anterior parceiro, seguido de um tipo que percebi ser da organização (o Rui dos "rioneivabtt"), e dispôs-se a ajudar-me a consertar - lá conseguiu fechar aquilo à pedrada, prendeu, não forcei muito até final e aguentou.

Nesta parte entramos em trilhos fantásticos junto ao rio Neiva, pontes de pedra, cruzamos uns riachos e pelo que me disse o Rui, foi ele o responsável por aquela parte do percurso (vai haver um passeio lá em Julho ao qual nao falto - "Azenhas do Neiva"-35km).

O meu parceiro da subida também não teve melhor sorte, teve uma avaria na pedaleira mas que o Rui lá remediou para ele chegar ao fim, eu estava mais rápido fui andando e lá cheguei ao fim com o tempo canhão de 9h54m - pelo menos a inscrição à hora saiu barata.

Kms: 88,2
Desnível acumulado: 1950m
ride time : 7h07m

venha o próximo... (Portalegre)

domingo, 15 de abril de 2007

Lamego-Trilhos do Douro - 15 Abril 2007

Um excelente fim de semana de BTT em Lamego no passeio da pedalaventura.pt .

Início pelas 9:00 no Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim para um passeio com cerca de 35km. Início dificil com uma subida de 10km até ao topo, a partir daqui fomos sempre acompanhados de uma paisagem magnífica e excelentes trilhos.

Uma grande almoçarada a encerrar com chave de ouro.
+fotos aqui:

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Ready for take-off...

Hello,

Após alguns anos a publicar páginas na net sobre os temas que mais me interessam (algumas das quais ainda se encontram online após quase 10 anos), decidi criar este pequeno espaço onde tentarei reunir esses fragmentos de tempo e se possível criar uns novos.

Assuntos tão diferentes como o Badminton, o Mergulho com escafandro, Fotografia, Aviação-Flight Simulator, as bicicletas ou o prazer de andar de mota, poderão ter pouco a ver entre eles, mas todos juntos permitiram-me conhecer novos amigos e novos lugares, pelo que valeram a pena.

Assim espero colocar aqui ligações ao passado que pretendo relembrar, o presente mais interessante e projectos para o futuro que pretendo realizar.

E agora, mãos à obra.