Portalegre, uma das mais fantásticas maratonas BTT, não deixou este ano os créditos por mãos alheias - organização impecável, trilhos excelentes, tudo acompanhado de um sol brilhante q.b.
A decisão estava tomada, este ano tinha que ser os 100 kms, e para ajudar à decisão a divisória estava logo no início no km 14. A partir daí era... sempre a pedalar.
Partida à horinha, arrancamos às 9:02, a subida pela estrada da serra é um ex-libris de Portalegre, é fantástica a animação nas ruas, a cidade pára para ver passar as biclas.
Chegada à divisória 40/100 km em bom andamento, cerca de 45 min... e entrada na terra, a partir daqui foi excelente de trilhos e paisagem, sempre a rolar a 20-25 km/h...rapidamente chegamos à Zona de Abastecimento 1 (ZA1) nos 33kms, eram 11:00, o que dá uma média nice de 17km/h o que em trilhos de terra pela pradaria é muito agradável...
A paisagem continuou soberba e a pedalação em bom ritmo até ao km 60, a partir daqui um carroussel de sobe e desce que começou a deixar marcas, com descidas curtas mas muito acentuadas e subidas idênticas, comecei a sentir que o conta-km avançava cada vez mais devagar, talvez falta de pilhas... ;-)
Chegada ao km 75, à ZA3 cerca das 15:00 mas em que gastei algum tempo, poderia ter poupado uns bons 15/20 min...aqui senti a falta de um bom reforço alimentar que repusesse as energias, um dancake, barras e uma banana não foram suficientes para o desgaste acumulado.
Ataque à subida às antenas com calma (eram 10kms para subir 550m altitude), era o momento decisivo e qualquer esforço exagerado poderia acabar com a festa, pedalei até onde pude, talvez até aos 80kms, onde faltavam 4 até ao topo, a partir daqui a quantidade de pedra solta tornava muito dificil pedalar e teve que ser grande parte a pé o que é demolidor para as pernas - prefiro pedalar, ainda que à mesma velocidade de a pé, o caminhar dá cabo das pernas e quando voltei a pedalar tive ligeiras sensações que ia ter caimbras mas a coisa aguentou-se até ao cimo.
A descida a seguir foi para recuperar e já não tinha paciência para o trilho técnico que apareceu - tive que o cortar a direito... :-) - as pequenas subidas que surgiam pareciam intermináveis mas a entrada em Portalegre é novamente memorável com a policia a parar o trânsito para passar uma bicla...
Chegada pelas 17.30 com o speaker a anunciar os participantes que chegavam , só ouvi qlq coisa tipo "vem do Porto" e achei que devia ser comigo... :-)
Dados:
dist= 105kms
Time: 8h35' / ride= 7h10
Acum. Vert = 2430m
max.speed= 59.4 kmh
energy = 4710 Kcal
HR = 141bpm (média) / 171 (máx)
IBP= 171
"mural da estória":
Um empeno monumental, mas satisfeito por conseguir terminar (era o objectivo), e muitas fotos na máquina.
Missão comprida e cumprida. Até ao ano