quarta-feira, 20 de maio de 2009

Btt 'Circumpedalação' da Barragem do Azibo

Foi mais um passeio da loja SingleTrack , realizado na BARRAGEM DO AZIBO, no passado dia 23 de Maio de 2009, concelho de Macedo de Cavaleiros (http://www.azibo.org/).


Um dia de grande convívio entre todos os participantes, sempre rodeado da excelente paisagem proporcionada pela envolvente da barragem.
O percurso teve dificuldade técnica e física baixa, com aproximadamente 40 kms mas a maior dificuldade registou-se na saída da tasquinha "Loja Rural" onde as sandes de presunto, azeitonas e outros petiscos rolaram encosta abaixo em roda livre...

O repasto principal teve lugar no RESTAURANTE NOVA CHURRASQUEIRA onde brilharam as alheiras da região, o queijo de ovelha, a Posta mirandesa entre outras "estrelas".

Um grande dia de Btt e camaradagem entre todos. Venha o próximo!


domingo, 17 de maio de 2009

Maratona Btt Viana do Castelo 80 kms


Isto sim é o verdadeiro "rescaldo" depois de pedalar no meio de um "incêndio"...

Chegada a Viana pelas 8.45, já que a partida era só às 10. Muito sol e calor mas uma brisa maritima ia dando para refrescar, entrada para o parque fechado às 9.30.

Partida com atraso às 10.25, com o pessoal todo a reclamar do sol, começando com uma subida longa com passagem por Sta. Luzia e continuando até às éolicas, foram 15kms demolidores com muito calor.

Ainda bem que levei bidão grande de 1 litro e mais 2L no Camelbak, felizmente nunca me faltou água mas tive que a carregar com 3kg às costas... a maior parte do pessoal queixou-se e esgotou a água nos abastecimentos, o que é grave.

As descidas eram pouco rolantes, muito técnicas e não davam para descansar cheguei ao km 35 completamente esgotado e a pensar desistir, o pessoal à minha volta estava tudo exausto e a meter para a estrada para vir embora, mas achei que ainda não era desta que ia desistir de uma prova.

Meti conversa com um casal que ia mantendo a mesma velocidade que eu (o Carlos e a Elizabete Rouxinol. a única mulher que fez os 80kms) - foi duro, muito duro mesmo, mas foi-se fazendo aos poucos e sem pensar no que faltava.

A paisagem era fabulosa mas não havia grandes condições para a apreciar...

Em resumo, não recomendo, pois é pedra e dureza a mais para o meu gosto, mesmo os 40kms foram duros, especialmente num dia como o de sábado, não podia esgotar a água nos abastecimentos.

Ponto positivo: Fiquei nos 100 primeiros !!! (nos 80kms só terminaram 98...) - dos 600 só 290 terminaram os 40kms...

Dados estatísticos:
Dist= 83 kms / 7h37m / 10,3 km/h
Acumulado= 2080m
Energy=3145 Kcal
HR= 140bpm média / 170max
IBP=145

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Geocaching em BTT

Hoje lá fomos às procura dos tesouros, procuramos 3 encontramos 1 :(
A inexperiência conta muito.

Primeiros andamos atrás de um castro abandonado em Matosinhos-Guifões em trilhos desconhecidos, quando já estávamos a desesperar o António deu com a casa (se um buraco no chão ladeado de pedras se pode chamar casa. Ao lado da casa lá estava a pedra triangular e por baixo da pedra a caixa de plástico com o logbook., claro que assinamos e datamos, selando assim a descoberta.
Depois lá fomos para o homem da massa por trilhos conhecidos vindos directamente de outros Domingos. Este era mais puxado pois tinha 3 pistas consecutivas e desistimos, valeu pelo passeio.
Finalmente, rumamos para o terceiro ponto. Túmulos medievais em Leça. Foi fácil de encontrar o túmulo em questão mas népias de caixinha. Suponho que algum malandro a tinha levado.

Conclusão:
42 Km em que voltamos à nossa tenra infância (afinal não é por isso que andamos de bicicleta) à procura de tesouros escondidos. O Cashing é uma actividade gira que tem alguma novidade mas em que se perde muito tempo, se calhar o melhor é ter um só por passeio caso contrário passamos muito tempo de rabo para o ar e pouco no selim.

Fotos é com o António... (aqui)

JCBOliveira

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Portalegre 100km - Missão 'comprida' cumprida!

Portalegre, uma das mais fantásticas maratonas BTT, não deixou este ano os créditos por mãos alheias - organização impecável, trilhos excelentes, tudo acompanhado de um sol brilhante q.b.

A decisão estava tomada, este ano tinha que ser os 100 kms, e para ajudar à decisão a divisória estava logo no início no km 14. A partir daí era... sempre a pedalar.

Partida à horinha, arrancamos às 9:02, a subida pela estrada da serra é um ex-libris de Portalegre, é fantástica a animação nas ruas, a cidade pára para ver passar as biclas.

Chegada à divisória 40/100 km em bom andamento, cerca de 45 min... e entrada na terra, a partir daqui foi excelente de trilhos e paisagem, sempre a rolar a 20-25 km/h...rapidamente chegamos à Zona de Abastecimento 1 (ZA1) nos 33kms, eram 11:00, o que dá uma média nice de 17km/h o que em trilhos de terra pela pradaria é muito agradável...

A paisagem continuou soberba e a pedalação em bom ritmo até ao km 60, a partir daqui um carroussel de sobe e desce que começou a deixar marcas, com descidas curtas mas muito acentuadas e subidas idênticas, comecei a sentir que o conta-km avançava cada vez mais devagar, talvez falta de pilhas... ;-)

Chegada ao km 75, à ZA3 cerca das 15:00 mas em que gastei algum tempo, poderia ter poupado uns bons 15/20 min...aqui senti a falta de um bom reforço alimentar que repusesse as energias, um dancake, barras e uma banana não foram suficientes para o desgaste acumulado.

Ataque à subida às antenas com calma (eram 10kms para subir 550m altitude), era o momento decisivo e qualquer esforço exagerado poderia acabar com a festa, pedalei até onde pude, talvez até aos 80kms, onde faltavam 4 até ao topo, a partir daqui a quantidade de pedra solta tornava muito dificil pedalar e teve que ser grande parte a pé o que é demolidor para as pernas - prefiro pedalar, ainda que à mesma velocidade de a pé, o caminhar dá cabo das pernas e quando voltei a pedalar tive ligeiras sensações que ia ter caimbras mas a coisa aguentou-se até ao cimo.
A descida a seguir foi para recuperar e já não tinha paciência para o trilho técnico que apareceu - tive que o cortar a direito... :-) - as pequenas subidas que surgiam pareciam intermináveis mas a entrada em Portalegre é novamente memorável com a policia a parar o trânsito para passar uma bicla...

Chegada pelas 17.30 com o speaker a anunciar os participantes que chegavam , só ouvi qlq coisa tipo "vem do Porto" e achei que devia ser comigo... :-)


Dados:
dist= 105kms

Time: 8h35' / ride= 7h10
Acum. Vert = 2430m
max.speed= 59.4 kmh
energy = 4710 Kcal
HR = 141bpm (média) / 171 (máx)
IBP= 171
"mural da estória":
Um empeno monumental, mas satisfeito por conseguir terminar (era o objectivo), e muitas fotos na máquina.

Missão comprida e cumprida. Até ao ano

Fotos aqui.