domingo, 17 de maio de 2009

Maratona Btt Viana do Castelo 80 kms


Isto sim é o verdadeiro "rescaldo" depois de pedalar no meio de um "incêndio"...

Chegada a Viana pelas 8.45, já que a partida era só às 10. Muito sol e calor mas uma brisa maritima ia dando para refrescar, entrada para o parque fechado às 9.30.

Partida com atraso às 10.25, com o pessoal todo a reclamar do sol, começando com uma subida longa com passagem por Sta. Luzia e continuando até às éolicas, foram 15kms demolidores com muito calor.

Ainda bem que levei bidão grande de 1 litro e mais 2L no Camelbak, felizmente nunca me faltou água mas tive que a carregar com 3kg às costas... a maior parte do pessoal queixou-se e esgotou a água nos abastecimentos, o que é grave.

As descidas eram pouco rolantes, muito técnicas e não davam para descansar cheguei ao km 35 completamente esgotado e a pensar desistir, o pessoal à minha volta estava tudo exausto e a meter para a estrada para vir embora, mas achei que ainda não era desta que ia desistir de uma prova.

Meti conversa com um casal que ia mantendo a mesma velocidade que eu (o Carlos e a Elizabete Rouxinol. a única mulher que fez os 80kms) - foi duro, muito duro mesmo, mas foi-se fazendo aos poucos e sem pensar no que faltava.

A paisagem era fabulosa mas não havia grandes condições para a apreciar...

Em resumo, não recomendo, pois é pedra e dureza a mais para o meu gosto, mesmo os 40kms foram duros, especialmente num dia como o de sábado, não podia esgotar a água nos abastecimentos.

Ponto positivo: Fiquei nos 100 primeiros !!! (nos 80kms só terminaram 98...) - dos 600 só 290 terminaram os 40kms...

Dados estatísticos:
Dist= 83 kms / 7h37m / 10,3 km/h
Acumulado= 2080m
Energy=3145 Kcal
HR= 140bpm média / 170max
IBP=145

Sem comentários: